sábado, 19 de fevereiro de 2011

Você conhece, já leu ou ouviu algum comentário sobre esse livro de Moacir Gadotti?


"Uma das notas positivas que caracterizam este livro é que, sendo um texto ousado,"posuidor de vontade", dono de uma certa cara, afirmado numa certa posição, não transpira, porém, arrogância. Não sugere, sequer, que a sua é a única cara, que fora da sua verdade não há solução. Mais uma vez a sua pós-modernidade.O que o texto deixa nas entrelinhas é a esperança de seu autor em que seus leitores e leitoras se assumam como produtores da compreensão de seu texto, em lugar de simplesmente a procurarem como algo que ele tivesse deixado para ser descoberto por elas e por eles.
A pedagogia da práxis me encantou." 
                                       Paulo Freire

6 comentários:

  1. Olá Alice,

    Ainda não tive a oportunidade de "degustar" esse maravilhoso livro que tanto já ouvi falar.
    Uma das coisas mais marcantes nos livros de Freire e Gagotti, é exatamente essa coisa de nos assumirmos como o autor. A leitura é "gostosa", simples, embora traga suas complexidades, ou seja, suas muitas reflexões. Contudo, muita clara e identificadora.
    Tenho algumas dúvidas com essa palavra "práxis" pois já ouvir uma professora comentar que essa palavra não trata-se apenas da palavra prática. Penso que esse seja um ótimo espaço para esclarecer essa dúvida e levantarmos outras. Afinal, são dos questionamentos que nascem as grandes idéias!

    Beijossss

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bal

    Apesar de tanta complexidade do tema e opiniões de tantos autores, que diferem a práxis dentro da pedagogia , da sociologia.A práxis é o processo pelo qual uma teoria é executada ou praticada, se convertendo em parte da experiência vivida.
    "A pedaogia da práxis é a teoria de uma prática pedagógica que procura não esconder o conflito, a contradição, mas, ao contrário, os afronta, desocultando-os. " (Gadotti).
    Espero ter esclarecido um pouco seu questionamento.
    BjS!

    ResponderExcluir
  3. Olá Alice, essa era também uma dúvida minha, mas seu esclarecimento baseado em Gadotti clareou muito bem as ideias, valeu mesmo, espero um dia ler esse livro, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Garotas!... Adorei essa temática levantada por Alice.
    Desde o primeiro semestre ouvimos muito a palavra práxis. E víamos alguns professores criticando sobre o proceder de outros. Quando perguntados sobre a sua, na maioria das vezes davam um jeitinho de sair pela tangente...
    Então podemos observar que mais uma vez a teoria se sobrepõe à realidade. Acredito meninas que esse tema daria um bom seminário no departamento.
    Vamos refletir a esse respeito a partir desta obra? Seria uma boa oportunidade de nos exercitarmos!

    ResponderExcluir
  5. Falar e discutir sobre as teorias no campo da pedagogia é muito importante para nós, mas precisamos ter em mente que é na Pedagogia da Práxis que iremos decidir realmente se este é o campo no qual queremos atuar... Q como Paulo Frei possamos dizer "A pedagogia da práxis me encantou." conscientes da realidade da educação no nosso país, e das dificuldades q iremos sempre encontrar na sala de aula... Bjsss em todos!! E q todos nós possamos perseverar nos nossos ideais, naquilo que realmente acreditamos... :D Um abraço Alice :D

    ResponderExcluir
  6. Olá alice
    Pra você sobrou falar do que eu mais gosto. Dialética... é a abordagem metodológica que guarda a capacidade de mudar o mundo. Espero que tenham todos percebido isso. (e o mundo certamente precisa de mudanças)

    ResponderExcluir