Algumas contradições práticas evidenciam essa tensão entre diálogo e conflito, entre unidade e oposição, tão próprias do cotidiano escolar:
a) Disciplina e liberdade
Todos nós, professores, sempre tivemos, problemas de disciplina. Eles fazem parte da nossa prática do ensino e aprendemos com eles. Não há como evitá-los , é preciso tirar ensinamentos deles.
b) Tolerância e intolerância
Como professores não podemos escapar a certos rótulos. Os alunos nos julgam ora intransigentes, ora tolerantes. Alguns professores se comprazem em serem chamados de tolerantes, os" bonzinhos" e outros se comprazem em serem "exigentes".
c) Saber e consciência
Temos com frequência dicotomizado saber e consciência, competência técnica e compromisso político. Não faltam também aqui os rótulos: "professor-policial", "professor -povo", etc.
"O educador é aquele que não fica indiferente , neutro, diante da realidade. Procura intervir e aprender com a realidade em processo. O conflito, por isso, está na base da pedagogia." (Gadotti)
Nenhum comentário:
Postar um comentário